segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Privacidade? Não é difícil...

Há uma expressão popular que nos ensina, numa metáfora agrícola, que não podemos desejar ter «sol na eira e chuva no nabal». E isto aplica-se na grande maioria das opções que fazemos.
Um dos grandes avanços do último século deu-se na área da comunicação. Há pouco mais de cem anos, para se transmitir qualquer coisa ou as pessoas se encontravam e falavam directamente, ou enviavam um recado escrito, por mensageiro ou por correio. Nesses tempos para se saber um segredo ou se ouvia a conversa ou se lia o recado, mais nada! 
O tempo acelerou - vieram telefones, depois telemóveis, internet, redes sociais. Como toda a gente sabe a comunicação hoje em dia é instantânea e para todo o mundo, basta lermos um romance ou vermos um filme passado há umas dezenas de anos para sermos confrontados com esta mudança impressionante.
Mas se temos o «sol na eira» para secar o milho, não podemos esperar ter a «chuva no nabal» ao lado para regar os legumes. Ou seja, se escrevemos uma coisa na rede social, sabemos de antemão que não será guardado como o segredo que cochichamos ao ouvido do nosso maior amigo! Haja bom senso!
É que, periodicamente, (que eu recorde já é a terceira vez que isto circula) os meus amigos utilizadores do facebook deixam lá um aviso onde previnem que se quem gere a tal rede social lhe roubar comentários ou imagens irão proceder contra eles. Embora me peçam para «partilhar» aquela declaração nunca o fiz por achar de uma enorme ingenuidade. Aliás ainda hoje li uma «resposta» que confirma o que eu achava...
Aos meus olhos é completamente evidente que quando se coloca qualquer coisa 'on line' há o risco de ela se tornar pública, deixou de ser segredo. Que os meus emails sejam privados, admito, tanto como uma carta que venha pelo correio. E mesmo assim... As cartas podiam ser abertas com o vapor do bico de uma chaleira, e o email pode ser piratado, sabemos isso. Mas é mais recatado, reconheço, um fw enviado por email só deveria chegar às pessoas a quem o envio.
Agora vejamos, escrevo uma coisa no facebook ou twitter mesmo para um grupo restrito, e admiro-me que aquilo seja usado....?! 
Bom senso, precisa-se.
Se desejo que algo seja privado tenho uma solução - não a digo na internet. 
Mais nada!

Cereja

Sem comentários: