sábado, 20 de setembro de 2014

Marcar lugar ?!

Invejo as pessoas que têm língua afiada e são capazes de pôr a mão na anca e dizerem umas verdades sem paninhos quentes.
Não fui abençoada com essa qualidade.
Por um lado, a educação que recebi em criança era ainda na base do que uma-menina-deve-fazer-e-como-deve-responder ainda ligeiramente vitoriana, por outro de feitio sou um tanto contida, evito brigas sempre que possível, prefiro encolher os ombros quando a coisa não tem grande importância. E raramente «a coisa tem grande importância», sejamos francos...
Mas quando vejo uma acção de chico-esperto, fervo um tanto cá por dentro e penso que bom seria se conseguisse dizer o que estou a pensar. Mas não digo.
Uma das coisas 'sem importância' mas que são mostra de falta de civismo, são os espertos que mandam 'marcar lugar'. Uma situação que me acontecia muitas vezes, passava-se nos Centros Comerciais que têm uma zona central com mesas e cadeiras para os clientes dos balcões que servem refeições pousarem os tabuleiros que têm na mão. Eu vinha com o meu tabuleiro cheio e via uma mesa vazia com uma pessoa sentada sem nada à frente. Perguntava educadamente «Posso?» tentando pousar o tabuleiro, mas recebia a seca resposta «Não, não, está ocupada!» e a cena repetia-se em todas as mesas com lugares. Muitas vezes mesas grandes, de 6 cadeiras, 'ocupadas' adiantadamente. Recordo uma vez que me atrevi a responder à 4ª ou 5ª vez onde me disseram que a mesa toda estava ocupada «Mas ocupada por quem? Não vejo nenhum tabuleiro...» mas nem tive resposta.
Outra situação irritante é nas bichas de pagamento nas caixas. Uma pessoa põe-se na bicha com um carrinho com 2 objectos e enquanto a caixa vai despachando os clientes da frente, um 'ajudante' vai diligentemente enchendo o carrinho  que está a marcar vez com tudo aquilo que quer comprar.
Irrita-me.
Se estou numa bicha e alguém com uma ou duas coisas me pergunta educadamente «Dá-me licença que passe à frente? São só duas coisas...» afasto-me sempre e deixo passar. Mesmo que eu também esteja com alguma pressa, foi um pedido educado, não vou dizer que não. Mas o truque de «marcar lugar» na fila, tira-me do sério! E o pior é que quando a esperta (são quase sempre mulheres, snifff....) chega sorridente à caixa com mais 30 coisas do que as que estavam inicialmente no carrinho, para além de fazer uma carranca não sou capaz de dizer o que me apetece.
Oh mãezinha, porque me educaste tão bem??!




Cereja

Sem comentários: