quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Excessiva proximidade :D


Vi ontem, lá no facebook, um boneco engraçado.
Estava no mural de um amigo ( amigo a sério desta vez) e dei-lhe troco.

Encaixa lindamente nos estereótipos macho/fêmea. Que, como a maioria dos estereótipos, tem uma sombra de verdade mas estraga tudo quando generaliza. Essa conversa de que «os homens são assim» e as «as mulheres são assado» no que se refere ao palrar até acerta, mas... Realmente o género feminino tem mais facilidade em falar, explica-se melhor, e sente-se à vontade a falar de sentimentos. Com imensas excepções, é claro, quer do lado masculino quer do feminino  :)
Mas do que aqui se fala é da condução.
E esse é um campo muito me-lin-dro-so. Não conheço, mas é natural que exista porque actualmente encontram-se estudos para tudo, um estudo psicológico que analise porque é que alguém que segure um volante se controla com rigor os seus movimentos motores, descontrola em simultâneo a sua linguagem..? Sei-o por experiência própria. Eu não digo asneiras. Nunca. Não me apetece, não me sabe bem, não sinto a menor necessidade. Excepto quando estou a conduzir! Beeeem, não é também nada do outro mundo, é uma palavra que significa excremento e se está sempre a ouvir até na tv. Só que não faz parte do meu vocabulário... excepto se seguro um volante.
E não aprecio muito ir num carro conduzido por outrem. Estou sempre mentalmente a pôr defeitos - ou vai muito depressa ou muito devagar, vai muito no meio da estrada, está quase na berma, só defeitos!
Mas o interessante, e por isso aqui o boneco pode ter que se lhe diga porque a carapuça encaixa nos dois géneros, é que de um modo geral só dizemos o que nos vai na alma quando é o nosso companheiro ou companheira que vai a conduzir...
Se é um amigo, mesmo íntimo, podemos ir todos encolhidos mas não dizemos nada. E sei que não sou só eu que ajo assim, oiço por vezes alguns amigos a falar de outros amigos comuns e comentado «Fulano?! Já andaste de carro com ele? Aquilo é um susto.» e o outro concorda. Ah, pois é|. Mas se for a mulher ou o marido que está a conduzir chovem os conselhos, os avisos, as recomendações, as críticas...
É que se as mulheres são chatas e a mordaça melhora a segurança na estrada ao condutor, conheço algumas (estou a falar verdade) que desistiram de conduzir de marido ao lado. Uma delas desistiu de conduzir de todo, e vendeu o carro!!!
   


Cereja

Sem comentários: