sexta-feira, 26 de julho de 2013

A ganância

A praia para onde costumo ir há dezenas de anos não tem acesso rápido nem estacionamento fácil. Graças aos céus, pensam os frequentadores, porque é o modo de não estar atulhada de veraneantes... Só lá costumam ir os conhecidos, que dominam bem a zona, ou alguns turistas a quem foi passada a palavra por outros turistas.
Como não tem transportes públicos, ou chegamos lá a pé - o que é fácil à ida a descer, mas muito mau à vinda a subir - ou de forma motorizada. E o estacionamento também não é abundante, temos um larguinho mesmo junto à praia e depois a berma da estrada...
Havia contudo um terreno meio selvagem ao lado da estrada onde toda a gente deixava os carros, durante muitos anos. Ainda era grandinho e, bem arrumados, cabiam ali muitas dezenas de carros. Depois desse "parque" cheio lá se estacionava estrada acima.
Há alguns anos, percebi que o terreno tinha dono. Foi nivelado, puseram uma cancela à entrada e outra na saída e venderam bilhetes. OK. Nada mais justo. No lugar do proprietário eu faria o mesmo, aproveitava a utilização do meu bem, ninguém se pode queixar.
O estranho foi decidirem por uma tabela única para ali ter o carro, que era... de 2.30 €. Como??? Se eu quisesse deixar lá o carro só uma hora, fosse almoçar e voltasse a a pô-lo ao fim da tarde, em 10 dias tinha gasto 500 €? Estavam parvos, ou quê?! Nem a Emel numa zona vermelha de Lisboa.
Portanto o resultado é que este parque fica perfeitamente às moscas. Deito-lhe sempre uma olhadela quando chego ou saio da praia, vêem-se lá alguns carros de turistas ou alguns que pegam de estaca o dia inteiro... Mas faz dó, uma zona tão boa ter menos de um décimo da sua ocupação antiga. Ontem contei 8 carros lá estacionados...
Será que o proprietário ainda não enxergou que quem tudo quer quase tudo perde?
Ele lá sabe.


Cereja


6 comentários:

Johnny disse...

Nem mais! :)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
johnny disse...

Com este tempo percebo que não apeteça pôr um chapelinho na palavra pôr mas faltava-lhe um. :D

FJ disse...

Resta saber se seria já proprietário, ou se viu ali uma oportunidade de empreendedorismo sazonal
A desertificação do parque é bem feito. Seriam os preços feitos só a pensar nos turistas estrangeiros? Não, pois aquilo é só para conhecedores, não para pessoas que vão lá ter por acaso.
Ganancia realmente, e empreendedorismo sazonal ( um dos piores de todos, pois há que fazer nos três meses o que se faria em doze. )

cereja disse...

Olá Johnny! E olha, continuei a deixar lá o por em vez de pôr, para não estragar a tua gracinha... :)))
Um abraço!

cereja disse...

FJ: é isso exactamente. Fazem as contas para aproveitar tudo em poucos meses, sem ver que matam a galinha, ovos nem de ouro nem para estrelar....