segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A empatia

Li há pouco uma entrevista com uma cientista britânica, onde ela afirma que «as novas tecnologias podem alterar o cérebro de crianças e adolescentes que não entendem a linguagem corporal ou o tom de voz com que uma pessoa diz uma coisa». Como é lógico, quando ela disse isto, após uma investigação, caiu o Carmo e a Trindade porque parecia que estava a criticar o uso das novas tecnologias  o que provocaria mais estragos do que uma dúzia de Sandys... Uma técnica de discussão vulgaríssima, pôr na boca de alguém algo que ela não disse e depois disparar contra esse imaginário alvo. :) Ela voltou a explicar que não tinha dito que os computadores eram maus para o cérebro e sim que o cérebro humano se adapta ao ambiente e às suas mudanças. Pode ser bom. Pode não ser. E isso faz todo o sentido.
Mas o que achei muito interessante foi a chamada de atenção para o facto de que na comunicação à distância ou apenas escrita, se perde a empatia da linguagem corporal e aumenta a frieza e falta de compreensão dos sentimentos. Se alguém disser 'o meu pai morreu' e lhe responderem 'isso não me interessa nada' pode parecer horrível mas foi exactamente o que aconteceu com um atleta nos últimos  jogos olímpicos.  E, creio eu, certos morticínios recentes estão na mesma onda - tal como num vídeo-jogo não há empatia pelas outras pessoas. A comunicação cara a cara aumenta a emotividade e o conhecimento do outro. 


Será que o ser humano está a perder esse sentido?





Pé-de-Cereja

3 comentários:

Joaninha disse...

O boneco é delicioso!!! Mas triste, é claro!

Aqui levanta-se uma questão um tanto assustadora. Parece que se está a viver no futuro, aquele futuro que nós líamos quando éramos adolescentes em romance de sf. o próprio ser humano está a mudar? é que a comunicação é a base de tanta coisa....

Joaninha disse...

Agora uma brincadeira: a gente aqui comunica por escrito, né? e olha que eu sinto uma empatia do caraças com aquilo que costumas escrever, mulher!

cereja disse...

Joaninha, como ando a escrever com muita irregularidade já imagino que ninguém me visita!!!
Afinal a tua fidelidade é espantosa!
Um abraço :)