sábado, 17 de novembro de 2012

Qualquer dia ainda compro também o elevador de Sta Justa…



As técnicas de vigarizar os ingénuos vão sendo sempre actualizadas como é inevitável. Quando eu era criança havia quem vendesse um carro eléctrico, o elevador de Sta Justa, ou um bilhete premiado de lotaria (esta ainda está actual) Depois vieram os timesharings que não existiam, ou jogadas com as novas tecnologias que iludem quem não está preparado. Eu devo ter um íman que atrai vigarices e se me consigo esquivar a 9 em cada 10, à décima vez caio. E isso passa-se com alguma regularidade – por mais de uma vez fui apanhada em vendas agressivas, e até já deixei que me roubassem dinheiro da conta com colaboração minha! E de cada vez que sou vigarizada, acho que nunca mais vou cair noutra…
A semana passada recebi a conta do meu pacote TV+net+telefone que é sempre igual, e fiquei estarrecida porque era 40 € mais cara!?! Fui investigar e vi que a quantia estava anexa ao telefone, uma coisa chamada “serviços audiotexto rede priv. Voz”. Preparava-me para ir protestar num balcão da pt contra o engano mas vim investigar primeiro na net e fez-se-me luz!
Há umas semanas tinha recebido um telefonema de alguém que se identificou  “Daqui fala Sandra ***, do serviço de inquéritos da pt e gostaria de fazer umas perguntas se tivesse uns minutos” Bom, eu tinha os minutos. Ela acrescentou que o telefonema estava a ser gravado, e eu teria um pequeno brinde pela minha colaboração. Isso já achei fartura, mas devia ser coisa simbólica e não liguei importância. A voz continuou explicando que para efeitos de controle do seu trabalho ela teria de desligar e seria eu que ligaria para lá para confirmar a chamada. Obedeci, atendeu outra pessoa que confirmou o que a primeira tinha dito, e no meio de muita informação disse que aquela era uma chamada de valor acrescentado mas que eu iria receber um excelente brinde, etc, etc. Na minha cabeça, as chamadas de valor acrescentado eram coisa de poucos cêntimos, pelo que aceitei embora insistindo que se despachasse. E demorou aí uns minutos, 10 no máximo. Uns 8 dias depois recebi o prémio – era um voucher para um fim-de-semana num hotel. Li aquilo com atenção mas deitei-o fora, se a dormida era grátis tinha um consumo obrigatório que já não me agradava.
Não pensei mais no assunto. E agora compreendo que  voltei de novo a cair numa vigarice patenteada.

Caramba! Mas terei de passar a desconfiar de TUDO no raio da vida???!!!


Pé-de-Cereja

2 comentários:

Mary disse...

Tinha lido uma notícia que referia essa burla, mas imaginava que fosse mais grosseira, que uma pessoa mais informada não se deixasse apanhar.
BOLAS!!!
Tal como contas acho que também eu caía...

cereja disse...

Olá Mary! Ao tempo que não aparecias por aqui. É como dizes, aquilo é muuuito bem feito, juro!
.............
É engraçado que como deixo uma ligação deste posts para o facebook, agora tenho os comentários lá... complicado!