domingo, 12 de julho de 2015

Uma questão de português ou palavras que se banalizam


Foi notícia (e digo 'foi' porque com um intervalo de tempo mínimo uma história pode estar nas bocas do mundo e de repente é substituída por outra e esquecida num ápice!) há alguns dias uma historieta/fait-divers:

Uma senhora foi multada por um mau estacionamento. Coisa chata que já me aconteceu. Ninguém se resigna bem a esse tipo de multas mesmo que reconheça o erro que praticou. Depois de resolvida a questão e o carro dela retirado desse local que era para cargas e descargas, voltou a passar por ali e viu que a própria polícia tinha estacionado ali mesmo!
Furiosa, tirou fotografias, e como esse local era em frente de uma pastelaria colocou as fotos no facebook afirmando que os guardas tinham ido tomar o pequeno-almoço. 
Bem, a coisa foi partilhadíssima, tornou-se quase viral, e a polícia não gostou... Veio a público declarar que "os guardas estavam de facto no interior da pastelaria [...] mas a tentar identificar o condutor de uma viatura pesada que parqueou num local reservado a pessoas portadoras de deficiência."  A desculpa era boa. E imagino que a coisa poderia ter ficado por ali, se a senhora não tivesse também dito «são uns corruptos. É só corrupção [...] andam a passear e a multar quem trabalha o mês todo para viver» E aqui tudo se estragou.
Mesmo que «andassem a passear e a multar», atenção que isto não é corrupção. A palavra tornou-se moda pelos piores motivos. Existe, e bem o sabemos, imensa corrupção. Mas, até para a valorizar não podemos usar o termo para qualquer acto menos correcto. 
Corrupção é quando uma pessoa, que ocupa uma posição dominante, aceita receber uma vantagem indevida em troca da prestação de um serviço. Naquele caso* o que seria corrupto? O terem 'aproveitado' o lugar? A 'vantagem indevida' foi terem estacionado ali? E qual o 'serviço que prestaram' para ter essa vantagem?
Não senhora. A acusação é fortíssima, é um insulto grave, e de facto não se pode dizê-lo só porque estamos irritados com o facto de  termos sido multados.
Mas a história serve para pensar que quando se abusa de certas palavras, elas banalizam-se e ficam desenquadradas. E isso acontece imenso na actualidade.


Cuidado!

* talvez se pudesse falar em "abuso de autoridade"...

Cereja

1 comentário:

Anónimo disse...

É bem verdade. Corrupto tornou-se um insulto banal.Como dizer «bandalho» ou «canalha», mas aplicado a quem tenha algum poder.