segunda-feira, 6 de julho de 2015

Um estaladão na Tina


Existe uma grande crise económica.
Grande, enorme. Incontestável, indesmentível, inegável. Mas para se ver a questão com serenidade deve ver-se tudo e de longe. Algumas perguntas incomodam:
Quem fez as dívidas?
Em nome de quê? E porque é que as fizeram?
Nunca ouvi dizer que quem contesta não as quer pagar, e sim que não as quer pagar daquela forma. É o escamotear desse aspecto que faz toda a diferença.
A tal famosa Tina que nos quer fazer crer que There Is No Alternative. As vozes de entendidos que já provaram com números que até há alternativa, são ostensivamente ignoradas. 
Os economistas gregos andam há 6 meses a explicar isto, mas o que a imprensa manipulada traz a lume é simplesmente que «não querem pagar». Não tem havido 'negociações', porque usa-se a expressão negociar quando em 2 posições opostas cada parte vai cedendo um pouco, se se exige que um dos lados ceda completamente, tem outro nome. Ainda há dias foi falado que os credores não aceitaram que se trocasse mais cortes nas pensões por despesas com a Defesa. Isso não é ingerência?!

E logo no início desta questão, a pergunta «Quem fez a dívida?» e já agora «Porque a fez?» Estas dívidas (grega, portuguesa, espanhola, etc...) foram feitas pelos governos da altura. Esses governos não perguntaram aos povos que governavam se estavam de acordo em ficar endividados em troca dos 'benefícios' que aí vinham, decidiram eles e os Bancos que ia ser assim.
E 'foi assim' porque convinha ao capital. Já se sabia mas não foi explicado, as condições desse empréstimo, e quem lucrava com ele. Entretanto os tais governos já foram à vida, mas as dívidas ficaram, aumentaram desmesuradamente, alguns Bancos faliram e foi-se buscar dinheiro ao Estado para fechar esses buracos, e agora exige-se que seja a arraia miúda que pague com o seu sangue os juros de agiota do dinheiro que pediram em seu nome! 
A Grécia propõe outra coisa.
Até para poder cumprir as promessas que os anteriores governos fizerem em seu nome!





E eu acredito que vai ser possível.

Cereja

2 comentários:

méri disse...

e que estaladão! :)

cereja disse...

Ai Méri, mas a Tina não se fica, tem uma força desmedida. Sabe que pode mandar na casa dos outros, e tem de o provar até às últimas consequências.