sábado, 11 de julho de 2015

O estranho caso da inversão das convicções propagadas



Era uma convicção generalizada que se ouvia constantemente, e dava muito jeito quando se queria não aumentar ou até reduzir salários: "os povos do sul trabalham muito pouco". Depois bordavam-se considerações a ponto-de-pé-flor, a ponto-de-cruz, ou a ponto-à-jour - 1 -são preguiçosos por natureza, 2 - começam o dia de trabalho muito tarde, 3 - até fazem sestas, 4 - têm imensos feriados e férias, etc

Ouvimos isso vezes e vezes e vezes. E a vergonha e culpabilidade crescem porque se há pouca produtividade é por culpa do pecado da preguiça. Pecado feio, que deve ser punido e apontado a dedo.

Era estranho porque quem vivia quotidianamente num país como Portugal não confirmava esse preconceito... Via até que se somar o tempo, alongadíssimo, da deslocação até ao local de trabalho e o regresso a casa, o repouso de um trabalhador português é mínimo. Como era possível que os povos do norte ou do centro como a Alemanha trabalhassem ainda mais?!
Surpresa. Afinal os estudos, os tais famosos números, dizem exactamente o contrário do que nos queriam convencer
A culpa da falta de produtividade não é nada por poucas horas de trabalho: neste conflito recente ouvimos várias vezes os 'patrões' alemães do alto da sua arrogância censurarem os trabalhadores gregos pela sua preguiça, a mãe de todos os vícios como é sabido. Ooooh! Mas afinal, é exactamente o contrário, o país com menos horas de trabalho é a Alemanha e aquele onde os trabalhadores trabalham mais horas é a Grécia... (?!)

Nós estamos bem familiarizados com o esquema.

Também em Portugal se tem aumentado o horário de trabalho com a justificação de que se tem de produzir mais. E retiraram-se feriados, com a mesma justificação. E... cada vez se produz menos!

Ou seja, senhores patrões estão enganados. A produtividade tem outros segredos, não os salários cada vez mais baixos e mais tempo a trabalhar, mas para isso tinha de se olhar para cima, para quem planeia e gere, e isso ia alterar e aborrecer interesses diferentes que é melhor não beliscar.
Imagino que rapidamente se venha dar uma explicação: «está bem, trabalham muito mas devagarinho (?) trabalham mais horas mas de má vontade (?) trabalham muito tempo mas mal (?)» Fico à espera e interessada no que os tais povos que produzem muito e bem tenham a dizer.

Costuma ser isto:


Ah, é???

Cereja






Sem comentários: