sábado, 11 de abril de 2015

O preço do trabalho



Tem havido ondas de repercussão, como seria inevitável, com a surpreendente declaração do Primeiro Ministro de que os nossos salários ainda estão altos para as empresas serem competitivas.
Ficou tudo de boca aberta.
Falar com esta ligeireza do valor do trabalho, aperta-nos o coração. Quando o desemprego é o flagelo que é, quando muitos postos de trabalho se desfazem porque sai mais barato substituir várias pessoas por uma máquina, quando se oferecem salários ridículos mesmo a licenciados, porque se-não-quiserem-há-mais-quem-queira, quando há firmas que se mantêm porque exploram o trabalho grátis de eternos estagiários, a pessoa responsável por esta situação considera que o mal é... estar a pagar-se demais... (!!!)

Eu tenho um pouco a mania das palavras. Sinto que é muito importante o modo como se diz aquilo que se quer transmitir. Não é por acaso que o velho patrão se metamorfoseou em empregador, e se começa a usar tanto a palavra 'empreeendedor' que soa bem. E que tantos jovens escolhem cursos de «gestão» em vez de irem para áreas onde aprendam a «fazer coisas». Alguém, preferencialmente uma máquina, faz-coisas, e depois há um cérebro que gere isso que foi feito. Mas quem fez? E mesmo que fosse uma máquina, quem a pôs a trabalhar? 
Quando digo que as palavras não são inocentes, tenho no ouvido uma expressão que se usa constantemente: fulano deu trabalho a muita gente, ele deu-me trabalho, não encontro quem me dê trabalho. É assim que se fala, não é? O trabalho é uma coisa que se dá e se recebe, assim como uma prenda, para não dizer uma esmola.
Mas é certo que o patrão DÁ trabalho? 
Não senhor. Se alguém infelizmente dá trabalho é o trabalhador quando vergonhosamente não é pago e vive com salários em atraso. O patrão compra trabalho, compra pelo preço mais baixo que encontra, e até por vezes fica a dever! Para existir um produto, existe a matéria e o trabalho e tudo devia ser pago por um preço justo. Se a matéria for de má qualidade comprada a um preço demasiado baixo, ou o trabalho também for comprado a um preço demasiado baixo, o resultado é mau. É difícil haver milagres.

Os portugueses a trabalharem noutros países trabalham bem.
A terceira premissa do silogismo, é que os nossos gestores/patrões é que são maus. A eles é que se devia baixar os salários!!! 




Cereja

5 comentários:

méri disse...

É isso mesmo! Revoltante. Ainda não estão satisfeitos com o que fizeram aos trabalhadores neste país!
Revoltante

saltapocinhas disse...

É com uma revolta enorme que vejo gente que trabalha e, mesmo assim, é pobre porque o dinheiro não chega para sustentar a família.
Pessoas bem pagas são pessoas felizes no trabalho, produzem mais, faltam menos... Isso vai refletir-se na vida de casa e na educação dos filhos. Um dia chegaremos lá, espero eu!

Sara Madeira disse...

Estes senhores que dizem essas coisas esquecem-se de uma coisa muito importante para a produtividade dos trabalhadores: MOTIVAÇÃO :( Que para muita gente neste momento é nenhuma.... Gostei muito desta publicação, beijinho

www.passeioseconsumos.blogspot.com

cereja disse...

Que bom, visita de duas amigas blogers já antigas (há quantos anos????) e uma recente.
Méri, viste no meu face o que contei sobre o meu filho e a oferta (?!) do Centro de Emprego. Ele disse-me que deviam estar a brincar e até parecia (uma formação para ensinar a procurar emprego!!!!)
Saltapocinhas, focaste um ponto muito sério. O desemprego é um pesadelo horrível, mas quando o outro fala em baixar salários está a pensar em quem trabalha. E acham que ganha muito. Quando basta uma renda de casa para levar praticamente tudo o que ganham... e evidentemente que quem trabalha com gosto produz mais, é dos livros!!!!

cereja disse...

Olá Carina!
Ainda bem que aqui veio ter...
Este é um blog que anda um pouco a morrer de morte lenta. O facebook é um rival terrível, muitas coisas que eu dantes falava aqui, agora já não o faço...
Se calhar os posts mais interessantes estão num outro blog que já fechei há tempos chamado Pópulo. http://opopulo.blogspot.pt/