domingo, 16 de novembro de 2014

Alimentação

Li há uns tempos uma notícia reportagem que me pareceu muito interessante. Passando directamente à frase com que pretendo acabar este post, podemos concluir que "a comida não é só sabor".
Muito pelo contrário.
A história era engraçada e contava como tinha sido levar 5 crianças a comer uma refeição num restaurante de luxo. Mas não tinha sido irem de mão dada aos pais, e comerem aquilo que vinha na lista, ou o que escolhessem pelo nome. Não senhor! Eles foram uma espécie de júri para avaliar a competência desse restaurante. «Cada prato foi devidamente explicado aos cinco críticos e depois pontuado numa grelha construída à medida, em que a avaliação se desdobrava em apresentação, sabor, cor, textura e cheiro. Todos os itens foram avaliados numa escala de 1 a 5.» Ora isto é que é interessante: apresentação, sabor, cor, textura e cheiro. Quatro dos nossos sentidos eram necessários para uma boa avaliação da qualidade daquela refeição. Faltou o ouvido, e se calhar....
Notem ainda que para estas crianças, o sabor foi o menos valorizado!

Isto vem muito ao encontro daquilo que penso quanto à comida. Uma refeição é (pode ser ) um momento social. É certo que comemos para nos manter vivos e para isso é necessário ingerir vários produtos. E, claro, pode ser simplesmente uma rotina, uma obrigação, como lavar os dentes ou calçar os sapatos, ou um momento de prazer. Ora muitas vezes oscilamos entre os dois extremos, o que se nota bem quando comemos sozinhos em casa, ou com um grupo agradável. E, para mim, mesmo quando comemos em casa, a apresentação do prato que vai para a mesa tem importância. O colorido dos produtos que  são utilizados. o modo como a sua cor e textura se combinam. É uma grande convicção que tenho, não é nos grandes restaurantes que se aprende a comer bem, é no dia a dia da nossa casa. E muitas crianças niquentas, que não gostam disto e daquilo, torcem o nariz porque a apresentação à má!
E, sei do que falo, excepto quando se despeja directamente do tacho para o prato, é sempre possível sem aumentar quase nada o trabalho mostrar uma apresentação agradável.
A comida não é só sabor, pois não!





Cereja

Sem comentários: