sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Pró quê?

Há certas polémicas onde não costumo entrar. Não porque não tenha opinião sobre os casos em discussão mas porque de uma forma geral os argumentos usados me irritam. Entra nesta categoria a polémica apaixonada sobre as touradas.
Dizem que é um espectáculo bonito e eu concordo com metade. É muito colorido, é movimentado, tem música, animação. Fui uma vez ver uma, até para que não se diga que falo sem saber. Era à portuguesa com cavalos e tudo. E tinha sido bonito se não fosse o touro. É essa a metade com que não concordo.
Não pertenço a nenhuma liga de protecção de animais, mas gosto deles. Não só os domésticos ou domesticados, gosto de animais, é por eles que o planeta Terra é o que é. E que nós cá podemos viver, isto de um ponto de vista mais egoísta. 
Não os protejo totalmente, à budista. Alguns deles como-os, (ai, ai, ai...) e mato alguns insectos, mas de um modo muito geral respeito a vida. E quando digo respeito, entendo por isso não apenas não tirar a vida inutilmente, sobretudo por diversão, mas nem sequer usar a vida seja do que for para diversão ou chacota. Hoje não aceitamos a pesca da baleia ou a caça à raposa, diversões muito apreciadas há uns séculos... por um lado porque as espécies estão a desaparecer (azar deles) mas porque estamos mais civilizados (sorte nossa)
Por isso essa coisa da tourada me faz confusão. Anda agora nas manchetes dos jornais a história de uma provocação  muito curiosa. A desculpa de que há terras onde isso é "tradição" e a tradição é sempre de manter, é um tanto coxa. Mas, neste caso, nem há tradição nenhuma, pelo que entendo o local onde a querem fazer até combate essa prática! O que torna tudo isto afinal uma grande provocação...
Mas o interessante, e que me chamou a atenção, é que o movimento que as quer promover chama-se... pró-toiro. Pró toiro???! São a-favor-do-toiro? Ah é?
Parece um jogo de disparates. O que é que querem dizer com o pró?
Não devo estar a ver bem a coisa.



Cereja

1 comentário:

saltapocinhas disse...

também tento respeitar todas as vidas, e até tenho alguma pena de não ser vegetariana...
por isso, não entendo as touradas, acho-as uma aberração.
os que adoram a tradição, também deviam adorar ser flagelados e enforcados em praça pública. (é o que dá andar a ler muitos livros passados na idade média - só boas ideias cheias de tradição!)