quarta-feira, 6 de junho de 2012

O horror ao vácuo silêncio

Diz-se que a Natureza tem horror ao vácuo: quando há ameaça de tal suceder, ela muito despachada, vai logo preencher esse 'buraco'. Hoje, a sociedade moderna tem horror ao silêncio tanto quanto constato.
Aí pela semana passada deixei uma nota no facebook, onde dizia que mesmo correndo o risco de me considerarem a perfeita anormal achava que ouvir música debaixo de água era para mim um disparate completo. Uma aberração!!! Vá lá, vá lá que não me bateram muito. :)
E, assim, volto de novo à carga aqui mais no aconchego do meu blog:
Ontem levantei-me de manhã e enquanto me arranjava, banho e pequeno almoço, liguei o rádio que me foi dando notícias e música. Agradável.
Antes de sair precisei de fazer um telefonema que demorou muito mais do que calculava e, enquanto esperei, foram passando música. Enfim...
Saí, e no caminho para o metro, fui atrás de um adolescente que ouvia música no mp3 com o som tão alto que me obrigava a partilhar os seus gostos musicais. Ai, ai, ai...
No cais do metro, fui presenteada com as escolhas musicais que o chefe da estação devia apreciar. Já chega!
Entrei em lojas, para as compras de que precisava, ao som de um conjunto de músicas 'para dar ambiente'.
Depois precisei de ir a uma empresa e no elevador fui ouvindo a música a condizer.
Chegada ao andar tive de ir para a sala de espera onde esperei ao som de música.
Atendida e despachada voltei a descer com o tal acompanhamento musical e esperei um autocarro onde viajei sentada ao lado de uma senhora que também tinha o seu mp3 ligado de forma a que todos podíamos partilhar os seus gostos.
Ainda entrei num Centro Comercial para procurar um produto, sempre acompanhada de música, e  aproveitei para ir à casa de banho com mais música. 
Por fim fui almoçar com uns amigos a um restaurante que generosamente nos oferecia  «música ambiente».
Ou seja, uma pessoa que viva em sociedade nos dias de hoje tem de ter os seus ouvidos permanentemente «tapados». No caso que me entretive a contar eram sobretudo músicas mas, por exemplo, em qualquer sala de espera se não há música há uma tv ligada. E a lista de locais «com música» é infindável: cabeleireiros, vários transportes públicos, garagens, consultórios, são poucos os locais que escapam.
É certo que numa cidade é raro haver silêncio. Mas esta obsessão de ocultar os sons naturais com os sons artísticos para mim é um pouco como ter a cara suja e por-lhe pó-de-arroz. 
Há muita, muitíssima coisa, dos hábitos actuais que partilho com prazer e gosto.
Mas este não!
É que já começo a embirrar a música com tanta música...
Por favor, podem ficar caladinhos, siiiim?


Pé-de-Cereja

8 comentários:

sem-nick disse...

BOA!!!!
nem sabes como concordo!
.................
Cá para mim é uma praga. Fum-fum-fum, fum-fum-fum, cada vez mais alto. E esqueceste ainda vários locais mais oun menos públicos de cantoria obrigatória.

cereja disse...

Olá sem-nick!
Ao tempo que nãi te via aqui...
Bem, não fui exaustiva, claro :D

mary disse...

Olá!!!
Também tenho reparado nisso. Às vezes ponho-me a pensar que seja por haver pouca conversa e assim os silêncios são preenchidos por música. Mas não é bem assim, porque se fala imenso ao telemóvel e passa-se o tempo a mandar sms. ou seja, conversa há, e também um som de fundo permanente. Mas eu acho que é mais com as tvs.

Joaninha disse...

Este hoje escapava-me(e eu que passo todos os dias po0rcá de manhãziha... bem, não TODOS os dias como agora se vê...)
Eu gosto muito de música. E percebo que se ande por aí a ouvir coisas de que se goste, o que dizes é que anda muito banalizada. E em certa medida concordo.
O pior é que nas cidades andamos atafulhados de poluição sonora. E, tal como contas, esta é mais uma afinal...

Joaninha disse...

Ainda abri aqui a caixa para dizer que o título é muito bem apanhado!!!!!!!

cereja disse...

Ai Joaninha, estou pior do que tu! Até mesmo eu nem sempre passou por cá e não tinha visto que tinhas entrado... :( Desculpa!
(realmente o tempo doirado dos blogs, já passou, só pode ser isso)
O complicado é que eu também GOSTO DE MÚSICA! Exactamente por isso é que me irrita esta invasão permanente.

shark disse...

(Como é que eu hei de explicar a minha total sintonia com a Natureza em matéria de vácuos sem soar... impróprio?)

cereja disse...

Tchi!!! Uma visita do meu velho amigo e eu sem dar por isso! (é verdade, continuo a manter o blog mas muito ao ralenti, não só escrevo muito poucochinho como até nem o abro... Culpa do facebook!)
.............
Podes ser impróprio à vontade :)
Eu, ando de facto em sintonia com a Natureza o que no caso quer dizer que aprecio os sons dela. Hoje estou longe de Lisboa, e oiço o som da chuva com umas rãs como som de fundo. Lá, também ouvia a chuva, mas com um som de motores ao fundo. E, se calhar, sobrepondo-se aos dois sons, a tv do meu vizinho debaixo... :D