terça-feira, 6 de setembro de 2016

Apenas um «trágico acontecimento»?!

Li ontem de manhã, e creio ter sido também apresentado na TV, um trágico acontecimento, a morte de um rapaz de 20 anos. Aconteceu. 
O modo como é apresentado é o de são coisas que acontecem porque sofreu um «golpe de calor».
Não simpatizo, nunca simpatizei, e nunca simpatizarei com instituições militares. Tenho este feitio, e talvez por isso não seja perfeitamente isenta. Mas enquanto o governo fala em 'momento de dor e sofrimento' e fala em apurar responsabilidades, o exército declara que «apesar da morte de um militar e de um outro ter ficado ferido no Domingo os treinos vão continuar embora adaptados ao tempo quente que está previsto para hoje». Porque, pelo que se vê, os treinos não estavam adaptados ao tempo quente que estava previsto para ontem (?!)
Estamos em guerra? Iremos ser atacados por inimigos externos? A independência de Portugal está em perigo? (não, não estou a pensar na ingerência de Bruxelas) A nossa Defesa está em alerta? Deve ser segredo porque não consta nada disso. Sabe-se que há treinos militares, em situações onde a desidratação é possível, dois rapazes são apanhados por essa onda de calor brutal e um acaba por morrer mesmo na enfermaria. Como é que foi assistido na enfermaria? Tantas dúvidas com que se fica!
Mas o chocante é a continuação dos treinos, a frieza da declaração que li. Como se a queixa de calor fosse uma pieguice, e aqueles rapazes devem ser resistentes a tudo portanto vamos lá continuar os treinos sem mariquices nem queixinhas.
Já disse que não gosto da tropa?


Cereja


1 comentário:

cereja disse...

Contrariamente ao habitual, li comentários no jornal à notícia bem feitos. Copiei este
«Também fui ocasionalmente militar nas tropas especiais.Posso , com algum conhecimento dar a minha opinião.E começo por dizer, que se há algum lugar para um militar morrer, é no campo de batalha, não na instrução.Ainda se fosse um caso isolado , seria aceitável, pois , qualquer exercício militar tem riscos.Mas, ao que parece não foi assim.Vários militares tiveram problemas , derivados ao calor. Deveria haver mais cuidado na seleção de jovens para as tropas especiais? Deveria o exercício, face ao calor que se fazia sentir ter sido protelado, ou mesmo cancelado ? E já agora, uma pergunta ingénua ?
Algum dos senhores oficiais de alta patente a observar o exercício teve problemas de golpe de calor?»