segunda-feira, 15 de junho de 2015

Prepotência

É de ficar de boca aberta. 
Muitas vezes nas discussões sobre os créditos e dívidas de nações, coisa que implica verbas de dimensões que a mente de um cidadão não-economista não consegue 'ver', usam-se imagens que esse tal cidadão pode perceber. Assim tipo: "se compras a crédito ao merceeiro tens de pagar a conta no fim do mês ou não podes comprar mais». Todos percebem isso. Claro que se sabe que essas imagens adaptadas a uma realidade de todos os dias não têm nada a ver com a outra realidade de forças gigantescas e quantias que a imaginação comum nem atinge.
Mas hoje li nos jornais uma história curiosa: que o FMI tinha rejeitado (?!) uma proposta - até já aprovada pela Comissão Europeia - de que a Grécia trocasse os cortes nas pensões mais baixas pelo equivalente ao orçamento na Defesa.

Já pensaram bem?! É o credor que decide como o devedor vai pagar uma dívida !!!
Voltando à conta do merceeiro, imagine-se que o meu vizinho (que fez compras caras porque o merceeiro soube vender muito bem as 'promoções' que lá tinha) entra na loja e lhe diz "Oh, senhor Chico, estou aflitíssimo para lhe pagar a conta deste mês, mas fique descansado, já estive a fazer contas e se deixarmos de andar de carro consigo pagar» e o merceeiro olha-o friamente e responde «O quê??! Nem pense! Vai continuar a comprar gasolina, sim, que isso é bom para as gasolineiras! Acaba mas é com a sobremesa nas refeições que é um gasto inútil!»

Não se imagina, não é?
Pois.
Afinal, noutras proporções, é o que os senhores das macro-finanças fazem. Completamente chocante, moralmente, mas preocupam-se lá com a moral... 



Cereja




2 comentários:

snowgaze disse...

Gosto muito da tua analogia. Brilhante!

cereja disse...

Olá Snowgaze! Não te esqueceste de mim...!!! Como agora escrevo muito poucochinho (culpa do facebook, é claro!) as visitas também caíram a pique :( e gosto imenso de receber visitas de quem não desistiu de passar por cá.
E ainda por cima a dizer que concorda com o que eu digo!! Obrigada, amiga.