domingo, 17 de maio de 2015

Evolução dos costumes


Tenho a certeza de que quem tem hoje 30 anos ou menos, não imagina a abissal diferença da vida familiar hoje e a que se vivia há uns 50 anos, para não falar da do tempo dos seus avós, em meados do século passado (não foi assim há tanto tempo!)
A separação rigorosa entre os papeis feminino e masculino numa família era uma regra absoluta. Se a separação 'mundo doméstico' e 'mundo do trabalho' não era absoluta, seria porque muitas mulheres abraçavam já os dois mundos. Nunca era porque os homens de algum modo partilhassem o 'mundo doméstico' - qualquer homem, do trabalhador rural ao trabalhador intelectual, considerava que a casa-era-da-mulher. Ponto final. E aliás as mulheres também o consideravam... muitas vezes enxotavam os homens para a sala, para não atrapalhar, que a 'ajuda' não era nenhuma.
Quanto aos filhos, enquanto eram pequeninos também pertenciam ao mundo feminino, e nem se imaginava que assim não fosse. Mesmo os pais mais carinhosos, mais atentos, ficavam paralisados perante um bebé, sem saber o que fazer, claramente desajeitados quando ia além de lhe pegar um pouco ao colo.
Sabemos como hoje isso está tão diferente. Qualquer jovem pai é capaz de tomar conta do seu bebé e até gosta de o fazer. Uma reviravolta completa!
Mas mesmo assim, ainda nos surpreende a imagem de um professor que perante o choro de um bebé que a mãe tinha levado para a sala de aula, lhe pega, consegue acalmá-lo e prossegue uma aula com ele ao colo!!
Uma história completamente inimaginável no tempo dos meus pais. Era verdadeiramente ficção científica!



Cereja

Sem comentários: