domingo, 5 de agosto de 2012

Jogos Olímpicos



Passou a ser a MINHA atleta. 
Os Jogos Olímpicos começaram por ser um sonho romântico. E eu, antes de cair na realidade, ainda os sinto um pouco assim. Ainda ontem, ao contar o que é a Maratona ao meu filho (a cultura geral de hoje não é melhor nem pior do que no meu tempo, mas é bem diferente) e que Filípides conseguiu gritar «Vencemos!» antes de cair morto de exaustão ao correr 40 quilómetros, sentia-me tão comovida como se relatasse algo que me dizia respeito. Que disparate! Até me ri depois…
É claro que essa coisa do "mais alto, mais forte, mais longe" é brutalmente competitivo. E é muito bonito quando o mais se refere a nós mesmos, aos nossos recordes pessoais, mas mais difícil quando - o que é sempre - é 'mais' do que os nossos adversários. E aparecem muitos interesses, já não tão românticos e altruístas como a corrida de Filípides. A alta competição é para profissionais, pessoas cuja vida é treinar-se para aqueles momentos, portanto não é de estranhar que sejam os grandes países a ganhar. Por um lado têm mais cidadãos, e por outro melhores condições para os treinar. Normal.
Mas a Clarisse Cruz...!!!
Quando a vi cair, dei um grito. Ai! E disse em voz alta "Bolas!!! Que pena...Coitadinha." considerando eu que a corrida tinha acabado. E depois arregalei os olhos quando a vi levantar-se, e desatar a correr ainda mais. Com o joelho esfolado, aquela maravilhosa mulher, acelera, recupera o atraso, chega à meta, e ainda consegue um 4º lugar  5º lugar. Só não conseguiu o 4º pela ultrapassagem, já mesmo na final, pela concorrente espanhola.
Grande atleta. 
Grande mulher!



Pé-de-Cereja

2 comentários:

if disse...

Boa! Estou como tu, orgulhosa desta Clarisse.

cereja disse...

Olá Inês! Que bom ver que ainda passas por cá :) Tenho escrito tão poucochinho (culpa em parte do facebook)que quase nem espero visitas... E tenho um amigo que apesar de vir aqui quando escrevo e até me mandar comentários por email, não atina com a técnica das respostas :)))
Mas desta vez apeteceu-me deixar esta opinião mesmo que fosse a falar sozinha e pelos vistos não foi!!! Gostei imenso da coragem dela!