terça-feira, 3 de abril de 2018

Bancos, os agiotas da actualidade


Tenho a sensação que o ódio aos Bancos é um sentimento geral, pelo menos em Portugal. Uma praga que se tem de aceitar porque fazem parte da vida actual mas que se paga bem caro. A última bomba do Banco Espírito Santo (espírito não é decerto que é bem material, e santo também não) como dantes se chamava, ou BES com as iniciais para disfarçar, ou Novo Banco, a sua última alcunha, é que a gestão continua a ser desastrosa e o Estado (o povo português) vai ter de lhe dar 450 milhões para evitar a falência (se percebi bem, porque quando entram muitos milhões deixo de entender...) Portanto, para uma analfabeta nestas coisas, parece que andamos todos a pagar a Bancos Privados porque foram pessimamente geridos... e a culpa é nossa?!
Mas retomando o fio à meada, há 50 ou 60 anos pouca gente tinha uma conta num Banco, tinha de se ter algum dinheiro para o guardar lá e para justificar abrir a conta. Ainda sou do tempo em que recebia o meu ordenado em dinheiro, dentro de um envelope. 😇
E hoje somos obrigados a ter uma conta, mesmo que seja para receber o smn. E depois, se de facto for muito pouco, pagamos ao Banco o favor de nos deixar ter lá esse dinheiro! E tudo o que somos obrigados a fazer através desse sistema é pago!
Vem isto a propósito de ter lido, por acaso, um comentário no twitter, onde alguém se escandalizava: «dois euros por transferência entre bancos?! 1,56 por transferência no mesmo Banco? mas está tudo chalado? o novo banco quer perder os clientes todos ou é balão de ensaio?» Como nesta era do google é fácil responder a dúvidas, fui procurar «preço de transferências bancárias» e pensei que o twitter estava enganado porque li Transferências bancárias vão ser imediatas e grátis na Europa.
Cuidadosa fui  ver a data, é notícia de 16 de Novembro de 2017. Já lá vão uns meses, portanto na Europa, em geral, essa operação não é paga.
Ah, pois é! Mas por cá é conforme sopra o vento, ou seja depende dos bancos. E da quantia... Por exemplo se for transferência inferior a 100 mil euros  (e quem é que costuma transferir 100 mil euros?!) varia de Banco para Banco sendo de facto o Novo a chegar aos 2 euros que o twitt refere.
Informação interessante: se essa operação for por multibanco já não tem custos. Não faço a menor ideia porquê, mas é assim. Aproveitem!

Cereja

Sem comentários: