quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A propósito dos anúncios

Eu entendo que seja um pensamento ‘circular’ : por um lado os comerciantes precisam de vender e a época do Natal é óptima para isso, por outro lado a maioria dos possíveis compradores estão mesmo «descapitalizados» e tentam comprar o menos possível.
E todos os anos se repete o mesmo esquema – os anúncios desta época são completamente orientados para a publicidade de coisas ‘supérfluas’ que não se compram todos os dias mas para o Natal…. enfim…
Por exemplo, nunca vi a tv tão perfumada como nestes últimos tempos. Anúncio sim, anúncio não, apreciamos a beleza de uma marca de perfume seja para mulher seja para homem.Compreende-se. É uma coisa cara mas simpática para oferecer. Concorrendo com os perfumes vêm os telemóveis. Para todos os gostos e preços. E os jogos de vídeo.
Mas o certo é que já não se pode! Mesmo tirando o som (a defesa mais simples que costumo fazer) as imagens impõem-se e sei que, para muita gente, há alguma frustração por ir desapontar os filhos que naturalmente só ficam fascinados pela oferta sem contrabalançarem com os custos.
Há um anúncio de telemóvel, contudo, que me deixa espantada por ser o sumo do mau gosto. É obviamente dirigido a uma faixa etária juvenil e diz o seguinte «se este Natal, a tua rica tia, te oferecer uma prenda de que não gostes manda-a a um certo sítio…» e há uma pausa com um subentendido mal-educado «à loja X onde há telemóveis magníficos» 
De uma penada conseguem ridicularizar quem oferece uma prenda que não seja do agrado do ofertante, sugere uma resposta indelicada, e apresenta sugestões mirabolantes como um telemóvel por cerca de 500 €. A verdade é que a tia que ofereça ao sobrinho uma prenda de valor superior ao SMN, se calhar vive num tal nível económico que nem faz as suas compras em Portugal – vai a Londres, a Roma, a Paris… 
Mas o grave é que para alguns jovens esse desejo é plausível e se tiverem uma prenda de um vigésimo desse preço, ficam profundamente desapontados.
Creio que há um provedor do consumidor e este é um caso a que devia estar atento.




3 comentários:

sem-nick disse...

Ora viva!!!
Parece que regressaste, afinal!
Esse famoso anúncio, torço-me todo quando o oiço. É da Phone House, e parece que fazem pouco de nós!!!

, O vídeo dos perfumes, está excelente!! :)

Joaninha disse...

Já tinha pensado que tinhas desistido também deste blog... Afinal, chego aqui só para dar um olhadela e estão cá 3 posts que eu não tinha ainda visto!!!(por outro lado 'perdi' a minha conta com o bonequinho já não a encontro, raios!!)
Claro que estas coisas da publicidade têm muito que se lhe diga. Conheço e sou amiga de alguns publicitários, e vejo que é uma profissão difícil e exigente, mas claro quer há campanhas um tanto infelizes e essa da Phone House +e uma delas. Mas, para compensar o vídeo que deixaste - dos perfumes - é muito bem feito!

Zorro disse...

Mas é mesmo a pescadinha de rabo na boca.... Quanto menos ganharmos menos podemos consumir, quanto menos consumimos mais postos de trabalho desaparecem e mais desemprego , se estamos desempregados consumimos menos, o que quer dizer que há menos lucro e as empresas fecham, etc, etc.
Quanto ao caso concreto desse anúncio, é de facto de um mau gosto atroz!!!!