segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ai a tecnologia....

Dizem (e eu acredito) que Portugal é dos países da Europa mais avançados em Caixas Multibanco, ou ATM como se diz noutros países. Parece ser porque começámos mais tarde, não digo que não, mas o certo é que não apenas nós temos uma em cada esquina, ou quase, como através do multibanco se pode fazer variadíssimas coisas que nas «outras» ATMs no estrangeiro não se pode fazer. É uma coisa boa, e desde que não nos ponham a pagar sempre que a quisermos utilizar, e um progresso português a aplaudir.
Depois das Caixas Multibanco ligadas a agências bancárias (creio que as primeiras surgiram assim) passou-se a utilizar o cartão respectivo para o pagamento de compras em lojas, e a seguir surgiram uns terminais que eram portáteis, traziam-nos à mesa onde tínhamos jantado na hora de pagar a conta... Muito prático e até engraçado ver o choque tecnológico de por exemplo numa feira, alguns feirantes terem na sua bancada um terminal desses.
Depois já tem menos graça quando é a polícia que os usa. Ainda há uns tempos deixei um carro mal estacionado, e quando cheguei ao pé dele tinha lá uma carrinha da polícia a multar-me tendo cobrado na hora – através desse tipo de terminal portátil!
Mas desta vez fiquei ainda mais surpreendida. Tendo ido passar estes ‘dias de ponte’ a uma casa que tenho numa aldeiazinha, meio isolada e onde nem lá chegam transportes públicos – ou se vai de carro ou a pé – bateu-me à porta o cobrador dos bombeiros da região, dos quais sou sócia. É um tanto irritante porque estes cobradores fazem a cobrança apenas uma vez por ano, sendo por isso uma quantia bastante grande que se tem de pagar de uma só vez...
Desta vez, não tinha dinheiro que chegasse e imaginei que me safava dizendo que passaria lá para a semana, sempre eram 8 dias para acertar as minhas contas. Mas o senhor bombeiro, muito sorridente, diz-me «Não precisa! Pode pagar aqui por multibanco!» e exibe um desses terminais! E mainada! Impossível escapar!


Pé-de-cereja

6 comentários:

Anónimo disse...

O post está muito engraçado, muito ao teu antigo estilo.
Realmente há sempre duas faces numa moeda - coisas que são práticas podem tornar-se.... fáceis demais!

Joaninha disse...

Eheheheheh!!!
Tá muito bem visto. E tens razão, quanto mais antigo é o tal ATM no país, menos coisas faz. No nosso país realmente faz TUDO, quase.
Mas essa de numa aldeia pequenina virem cobrar cotas com o multibanco é de truz!

Anónimo disse...

É isso mesmo!
Há sempre duas faces numa medalha, o lado bom e ... o outro.
Mas esses terminais portáteis dão também muito jeito. Repara que afinal ias ter mesmo de pagar a multa, e assim ficou logo tudo despachado! E as cotas também.
(mas também acho muito irritante quando são coisas que imaginamos pagar em 4 ou 6 vezes e nos cobram tudo junto.

RUI

cereja disse...

Bem.... vocês têm toda a razão, é claro. Afinal o mau foi ter sido multada e não o pagamento ser facilitado, e as cotas também as teria de pagar mais tarde ou mais cedo.
Só achei engraçado, uma tecnologia tão avançada num povoado ainda muito escondido da civilização :)

sem-nick disse...

Claro que aqui tens muito menos comentários, andas mais escondida e se calhar os posts não são nada polémicos...
Mas é estranho porque mesmo os outros blogs andam ao 'ralanti'...
A tua lista da direita tem para ali blogs parados há dias e dias!!!
Que se passará?!

sem-nick disse...

Voltei a passar por aqui e dei-me conta de que afinal não comentei o post, só falei de que a blogosfera anda mais parada. Que disparate.
Mas olha que essas maquinetas dão um jeito do caraças!
Eu, por mim, já nem sei como era a vida antes dos multibancos!! :)