domingo, 19 de maio de 2013

Ainda sobre comentários

A semana passada escrevi aqui uma coisa que teve poucos comentários directos, a não ser os meus próprios a esclarecer alguns pontos. Digo comentários directos porque tive um amigo que me perguntou aonde é que eu queria chegar, se era alguma coisa em especial que me tivesse irritado. Mas não, aquilo era mesmo um desabafo em geral...
Contudo, tropecei de novo num "comentário" irritante e não resisto em voltar ao assunto: Foi num artigo da Visão com o título
Um iluminado, deixou esta resposta paternalista: "...a realidade é que não consigo (porque não tenho) gastar mais... Mas se fizermos as contas, sem grandes excessos, podemos fazer não uma mas várias refeições por esse valor. Um pacote de massa ou arroz, um pouco de carne picada ou peixe ou até uma boa panela de sopa de legumes, de certeza que fica abaixo dos 2 euros e rende mais que uma refeição. O problema é que ainda há muito boa gente que não quer ter trabalho na cozinha e prefere pré-cozinhado ou ir à tasca da esquina comer uma sopinha..."
Primeiro, leu mal. Não eram 2 euros (aliás menos, porque se refere a 2 dólares) por refeição e sim por dia. O que muda bastante, porque essa quantia será repartida por 3 refeições pelo menos, que é o que se costuma e deve comer diariamente.
Portanto esta criatura afirma que não tem mais para gastar do que esse dinheiro, (60 euros por mês em comida!) , mas lê os jornais na internet?! OK. Fecha-se os olhos a isso.
Mas os seus conselhos, deixam-nos boquiabertos - com menos de 2 euros "faz uma boa panela de sopa de legumes que rende mais que uma refeição"? Só uma nota de quem faz realmente compras: com esse dinheiro pode comprar 1kg de batatas, a única coisa barata (66 cêntimos) e depois pode escolher, a) couve (lombarda, 1,49 ou penca 1, 67) mas já ultrapassa b) agrião 1,99, também ultrapassa c) nabiça 1,61, ná, é demais, d) bróculos, 2,50, ui, ui e) feijão verde 2,60 um luxo f) nabo 1,31, óptimo, já quase chega ao orçamento ou g) cenoura 55 cêntimos. Bingo!!!! A tal boa-sopa-de-legumes que lhe vai servir de pequeno almoço, almoço e jantar, é feita com batata e nabo ou batata e cenoura...
Porque ele acha que a questão é que "ainda há muito boa gente que não quer ter trabalho na cozinha"...
Acontece que eu sei e até gosto de cozinhar. E concordo que a comida pré-cozinhada (alguma) é mais cara e se pode poupar nisso. Mas há muita gente que simplesmente não aprendeu, não é por indolência que o não faz é porque o não sabe. Por outro lado os valores da proposta não têm a ver com a nossa realidade e o comentador só provou que nem sabe ir à praça!!! Nem sabe ler bem, porque se é "por dia" engloba o pão, o leite, alguma fruta.  Tudo por menos de 2 euros?!?! Perdeu uma boa ocasião de estar calado não escrever nada! 




Pé-de-cereja

10 comentários:

Hipatia disse...

Desculpa mas as contas não estão bem: tens que acrescentar o preço da água que, como sabes, leva bem mais do que a mera tarifa, bem como uma pitada de sal (até eu que não como sal em mais nada preciso de um tiquito na sopa) e mais água e detergente para lavar o prato, a panela e a concha da sopa e a colher. Como lê jornais online, deve preferir lavar a loiça na máquina, pelo que falta a conta da luz. Faltaria sempre esta, ou a do gás, para poder fazer a sopa. E como suponho que não tenha "permafrost" (pergelissolo, não sei qual a melhor versão) lá por casa para meter o tacho ao buraco, ainda há que contar com o frigorífico, certo? Pronto, faço de conta que ninguém põe uma pitada de azeite na sopa.

cereja disse...

'Brigada, Hipatia! Realmente eu ainda estava a facilitar... É que me irritou este tom de crítica, meio superior, meio condescendente e não resisti a dizer de minha justiça. Mas a verdade é que hoje na nossa terra, até o pão, o alimento base de quem não tem quase nada, um pão grande é bem mais do que 1 euro! Como é que ele (ou ela, mas achei que era 'um ele') diz que só tem 2 € por dia para alimentação???

Hipatia disse...

Infelizmente há quem tenha isso ou menos. Estão nas sopas dos pobres, nas diferentes instituições que distribuem alimentos como o banco alimentar, às portas das igreja à espera da "caridade cristã", mandam filhos para a escola sem pequeno almoço, etc, etc, etc. Não costumam é andar pela net. Mas como já vi gente a deitar abaixo seguros de saúde para não ficare sem a sport tv, talvez nem deva espantar-me.

saltapocinhas disse...

é capaz de haver quem viva com isso, ou ainda menos, mas não vive bem. e não vive como todos merecíamos viver: com dinheiro que chegue para o essencial e tb para o não essencial.

comentários estúpidos, não ligues...
(os dos jornais, esses são de bradar aos céus e deviam der censurados)

snowgaze disse...

Eu evito ler os comentários, normalmente numa página de comentários de jornais há um ou dois que vale a pena ler, e o resto e' mesmo muito mau.

cereja disse...

Que engraçado, desta vez apanhei comentadoras não habituais embora conhecidas há muuuuuitos anos!
Pois é snowgaze, evito ler os comentários dos jornais, mas de vez em quando lá me descuido e arrependo-me sempre. Por 1 bem visto e bem escrito apanhamos 9 que nos revoltam profundamente,

cereja disse...

Mas os casos de quem vai à sopa dos pobres, sendo de miséria para todos os efeitos,não sei se entraria neste estudo. A ideia não era "pedir" er ver como se saia com essa verba para pagar a sua festa de anos!

Joaninha disse...

Realmente, cereja, aquele comentário só com um pano encharcado!!!
É que nem sequer leu a coisa bem e muito menos seguiu os links! A experiência refere-se a "pobreza extrema"!!! Zonas do globo onde se tem uma tigela de arroz e água, para comer como refeição. Felizmente ainda não é o caso de ninguém aqui na Europa. Falar em carne ou peixe ou até legumes é brincar com a desgraça.

Joaninha disse...

Olha, saltapocinhas, sabes que por vezes a minha educação para a democracia sofre um abanão e até também penso que certos comentários deviam realmente ser apagados! Destilam tanto ódio e dizem tantas mentiras provocatórias que se tornam um perigo.

cereja disse...

Os pontos nos is Joaninha. É que até passa desapercebido o que disseste: Isso foi para chamar a atenção para situações de miséria extrema, como a que se vive em certas zonas de África, por exemplo.Essa quantia é a que paga as tigelas de arroz que se vêm nas fotos. Os pobres por cá, podem passar fome e infelizmente isso já se passa, mas não àquele nível. Até, porque como disse a Hipatia ainda há instituições tipo sopa dos pobres, paróquias, etc que vão dando alimentos a quem está pior. E ainda não acabaram com o RSI de qualquer modo.
Mas a proposta desses 2 dólares era para alguém de um país de 1º mundo poder "imaginar". Pelos vistos o comentador que motivou o meu post, não imagina, nem quer!