sábado, 10 de novembro de 2018

Asia Bibi e fanatismo

Sente-se um nó na garganta, ou borboletas no estômago, ou qualquer metáfora que indique mau estar psicológico. Pensamos para nós mas como é possível? e fica-se incrédulo. Primeiro, porque há tantos e tantos anos que se vive a separação da Igreja do Estado que custa entender essa coisa da blasfémia. Blasfémia??? De repente sinto-me transportada à Idade Média.
Asia Bibi. É uma mulher paquistanesa. Quando pesquiso encontro logo um sinal que me impressiona, porque dizem «nascida entre 64 e 71» Como?! Nem se conhece a sua idade?? Não é uma dúvida de 1 ano, é dúvida de 7 anos, para mim um sinal de indiferença pela pessoa. Esta mulher é casada, tem 5 filhos e é cristã. E foi condenada à morte. À morte! Condenada por um tribunal, e confirmada a pena por outro tribunal. Um crime decerto hediondo, para merecer uma reconfirmada pena de morte. Mas o horror que ela cometeu foi... beber um copo de água. Está presa vai para 10 anos, esperando a morte.
Esta sentença não é da Raínha de Copas, da Alice no País das Maravilhas, embora até o pareça pelo absurdo. É real. Um tribunal paquistanês considerou crime uma camponesa que trabalhava no campo e trazia água para os seus companheiros mussulmanos, ter-se atrevido a beber dessa água. Conspurcou a água tornando-a impura porque ela era de outra religião. Pelos vistos a solução seria então converter-se ao islão, mas não quis. Pelo que sei desta história tudo se foi azedando, com Cristo e Maomé, levando assim a questão para altos patamares.
A última notícia é que iria ser libertada porque a acusação não apresentou provas. Contudo, diz-se, estará mais segura na cadeia, onde cozinha para si para não ser envenenada. Se for libertada arrisca-se a ser linchada.
E agora vamos ver o resto do Mundo: 
Ainda é castigada a blasfémia em 39 países do mundo. Estamos no século XXI, não esquecer.
Na Irlanda só há dias se aboliu a blasfémia como crime. E existem mais meia dúzia de países do Primeiro Mundo onde, creio que não se aplica, mas a lei existe! Islândia, Polónia, Alemanha, Dinamarca, Grécia, Itália, Malta, Holanda e até Nova Zelândia. Não se aplica a lei, acredito, mas...

Cereja

Sem comentários: