sexta-feira, 1 de julho de 2016

Em casa




Há uns dias agitou um pouco as águas a conclusão de um estudo que nos diz que as mulheres, em casa, trabalham mais e sobretudo em tarefas menos interessantes. Pois é!
Ninguém de admira decerto.
Os trabalhos domésticos são pacificamente aceites como uma função feminina. Socialmente, creio que por todo o mundo, a mulher é vista como um animal doméstico, salvo seja. Por todos. Incluindo as próprias mulheres. E quem, como eu, nasceu lá para meados do século passado esse sentimento está enraízado de um modo profundo, nem se pensa nisso.
Muito bem, os tempos mudam e mudam muito. A vida de um jovem casal de hoje seria inimaginável para os nossos avós pais. Até para os mais desempoeirados e progressistas desse tempo a actual sociedade seria estranhíssima. Mas é mesmo verdade que alguns homens já estão familiarizados com as tarefas domésticas, pelo menos algumas... Hoje muitos homens vão às compras, pôem e levantam a mesa, ajudam a fazer a cama, até sabem pôr a loiça e a roupa na máquina. Palmas! Beeem... não pode ser tudo perfeito e portanto o que é mais chato, aspirar e limpar o pó, passar a ferro, cozinhar por rotina, ainda não. Vai devagarinho.
Mas há uma área onde é visível uma grande e excelente mudança - as crianças! Ainda é «do meu tempo» a completa falta de jeito que o género masculino tinha para crianças. Se fossem bebés então mal lhe pegavam! Na minha infância não me recordo de ver um pai a empurrar um carrinho de bebé, e menos ainda levar um ao colo na rua!!! E aqui está uma volta de 180º, :) hoje vemos mais pais a empurrar cadeirinhas, ou com os filhos no 'canguru', do que mães. Talvez eu esteja a exagerar, mas é quase assim, num casal quase sempre quem leva a criança é o pai! Big step, um passo de gigante! E é aí que mais se nota a participação masculina em casa, no cuidado e educação das crianças.
A começar por um lado, este é um excelente lado para começar.
..............
E vamos ver se a seguir pegam no aspirador...


Que beleza :)

Cereja

Sem comentários: