quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Publicidade que engana

Eu tenho a convicção que as grandes empresas de comunicação, PT/MEO ou Zon são farinha do mesmo saco. Uma é melhor numa coisa, outra melhor noutra e quando uma aparece com uma novidade é esperar um pouco porque na outra também vai aparecer. Vira o disco e toca o mesmo. O que quer dizer que quem está na berlinda para a história que vou contar é uma deles mas poderia bem ser a outra...
Eu sei que para chamar uma publicidade de "enganosa" tem de pretender enganar, ou seja tem de ocultar dados que influenciariam negativamente o consumidor. Tem de se ler as letras pequeninas.
Mas se esse conselho de ler-sempre-as-letras-pequeninas deve ser seguido ao assinar um contracto, é normal que ao ler um cartaz, aquilo que nos fique é a mensagem das "letras grandes". E sobretudo quando o anúncio é na rádio ou tv, aí as famosas letras pequeninas não se ouvem!
Tenho uma amiga que foi bombardeada (como todos nós) com a publicidade que a Zon tem produzido sobre a oferta por 25€ menos um cêntimo de TV+Net+Telefone. É menos do que ela paga e se há pessoa que tem apertado o cinto até quase não poder respirar, é ela coitadinha.
Portanto, animada, falou para lá para saber as condições necessárias para aderir àquela bela oferta.
E então percebeu (aquilo que aqui no cartaz se consegue ler lá em baixo, mas não se percebia no anúncio tv)

  • ela já era assinante da zon, portanto não podia aderir - é só para novos assinantes.
  • mesmo para os tais novos assinantes é só para quem faça o pedido até ao fim deste mês.
  • este pacote funciona só até Dezembro
  • depois disso passa a um pacote normal que é até mais caro do que o que ela agora tem
  • e fica obrigada a uma fidelização de 2 anos

A publicidade pode não ser enganosa, mas lá que engana, engana muito.
Acho que o japonês quando caísse em si diria "vigalice"!



Cereja

6 comentários:

Hipatia disse...

Mas nada impede de renegociar. Sempre e a qualquer momento, ameaçando com a ida para a concorrência. Fi-lo há pouco tempo: o preço desceu, passei a fibra e a velocidade da Internet mais do que triplicou. Perdi alguns canais de TV, tipo Poker Canal, ou uns de desporto americano, que como deves calcular, me estão a fazer muita falta, já que nem sabia que os tinha :D

saltapocinhas disse...

eu aderi, porque pagava 49€ na cabovisão.
não sei se aumenta em janeiro, creio que não me disseram nada.
entretanto também se "esqueceram" de dizer que não iria ter gravador na box...
são todos iguais, cada 1 "melhor" que o outro.

cereja disse...

Eu aqui com dois comentários e de colegas/amigas da blogosfera, sem lhes dar resposta..... Ver-go-nha!!!

(não tenho vindo aqui, nem fb nem nadinha!!!)

cereja disse...

Saltapocinhas, querida amiga, era mais ou menos isso que eu dizia. Entre um e outro venha o diabo e escolha... Mas que a publicidade leva ao engano, isso leva! Eu falo com algum conhecimento porque tenho a MEO em Lisboa. Funciona bem, mas tenho fibra e essa coisa toda. O pacote que tenho agora que inclui tudo até 2 telemóveis, é um sossego.
Na casinha de campo, tenho a ZON, sei lá porquê... Mas aí como é por satélite e o pacote é fraquinho, tenho bastantes queixas. Contudo acho que a MEO seria igual porque a recepção seria idêntica e nunca teria aquela coisa do parar, ou voltar atrás, etc.

cereja disse...

Hipatia, essa coisa da lista dos canais é também um truque. Dizem que tem dezenas de canais, mas a verdade é que quase toda a gente procura uma dúzia e é quando é!!! Se nos dissessem tem só direito a 20 e escolha-os sozinha, era uma festa, deitava os outros 80 ao lixo :))
Tens toda a razão com a renegociação. Mas nem toda a gente tem essa capacidade, muitas pessoas ficam tão atrapalhadas que ou aceitam tudo ou recusam tudo.

Joaninha disse...

Tinha-me escapado este teu post. :(
.............
Olha, a publicidade seja do que for convence-me sempre muito pouco. Faço as minhas escolhas sobretudo por aquilo que os meus amigos ou pessoas que penso serem sensatas me dizem.E pronto!!!