quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vizinhanças

Gosto de acordar cedo.
Gosto muito de acordar com luz.
Mas (mas?!) moro numa casa  onde o quarto está virado para o poente e à hora a que acordo o sol está a nascer nas traseiras. Se certas ideias  os sonhos fossem concretizáveis eu viveria numa casa-girassol que fosse rodando sobre si adaptando-se à luz do sol...
E hoje, mais uma vez, no momento do pequeno-almoço, de caneca de café com leite na mão, cheguei-me à janela das traseiras para ver o sol a nascer e ao longe uma nesguinha de Tejo. Só uma nesguinha, mas já me lava a alma...
Depois desci os olhos para os quintais cá em baixo. Esta é a minha casa, este é o meu bairro. Li há poucos dias  um texto excelente que reflecte muito bem o que eu penso : Lisboa são muitas Lisboas e isso é um dos seus maiores encantos.
A construção mais antiga  consiste em quarteirões de casas com frente e traseiras. A frente, como o nome indica, virada para a rua, e as tais traseiras para um espaço comum, fechado e os andares térreos tinham quintais. Era muito característico, simpático, mas desapareceu. Pufff...
Não, desaparecer não desapareceu, as casas não foram abaixo ainda cá estão em grande parte de Lisboa, tal como comecei a contar quando falei na minha janela das traseiras (esta coisa das cerejas, não é? uma coisa puxa a outra...) E neste caso, como o meu prédio faz uma esquina, nós 'entramos' de certa forma na intimidade dos nossos vizinhos. Para além de vermos os estendais da roupa uns dos outros (coisa que pode ser bem reveladora) também se pode ver quando a tv da cozinha está ligada e até quais os seus programas de estimação...! 
Aliás, uns quintais mais à frente, a casa foi ocupada por gente muito jovem, de certeza, que instalou nessa zona semi-ajardinada uns candeeiros, umas mesas, uma aparelhagem e não espiolhei mais :D  mas temos apreciado umas festas bem animadas, com gargalhadas que nos chegam de longe mas contagiam e fazem sorrir.
Vivam os vizinhos!
 
Pé-de-Cereja

2 comentários:

Joaninha disse...

Olhácoscuvilheira....! :)
Realmente ainda nos bairros antigos ou Avenidas Novas que já é bairro antigo, é esse o sistema do quarteirão com «recheio» e é muito mais simpático.
Mas repara que não devem ser prédios muito altos. Nem muito volumosos.
Na zona do Areeiro, Av de Paris, João XXI, etc, têm por dentro uma espécie de pracinhas, que eram bem simpáticas mas agora servem de estacionamento de carros. Lá se estragou a magia!!!

cereja disse...

É verdade Joaninha (verdade essas pracinhas das traseiras dos prédios que hoje em dia são estacionamentos selvagens não a minha coscuvilhice...)
Mas nota que eu queria até elogiar o sistema. Se calhar não me expliquei bem. :)