quinta-feira, 28 de abril de 2011

Diferenças

(cliquem para poderem ler)

Por mim acho que a imagem nem precisa comentários.
Estive a guardar revistas antigas e encontrei aí uma dúzia ou pouco mais de números (não lhe posso chamar 'colecção' infelizmente) de um jornal infantil. De 1937. Entre textos giríssimos, encontrei alguns conselhos para fazerem brinquedos. Aqui está «um carro de assalto».
E o que os miúdos se divertiam, heim?!
Não quero desmerecer dos brinquedos actuais; é claro que existem alguns sensacionais, mas... Não será que aqueles que foram feitos com as nossas mãos têm um sabor diferente? Juntar as caricas para fazer uma corrida com piparotes certeiros não era bom? Aprender a costurar fazendo um vestido de boneca, um fazer um jantarinho com ervas e pedrinhas faziam-nos participar de um modo muito mais activo.
... Que saudades.


Pé-de-Cereja

7 comentários:

Mary disse...

Que delícia!!!

Anónimo disse...

Nem sei bem que comentário posso deixar aqui. É que, tal como escreveste atrás, noutro post, se tu não és saudosista eu também não. Mas não pode deixar de sorrir perante as instruções da construção de um «carro de assalto» com um carrinho de linhas! UAU!

Anónimo disse...

Ainda tenho de voltar, porque as próprias instruções são fabulosas: a estearina de uma vela!!!!!! (o corrector ortográfico corrigiu; nem conhecia a palavra) do tamanho de uma moeda de meio tostão !!!!! depois, o fósforo que cada vez se usa menos até para a cozinha temos isqueiros; e a explicação de «um elástico dos que servem para prender papeis»
Fantástico!!!

Anónimo disse...

(nota - o corrector ortográfico corrigiu 'estearina' porque vela ainda conhece, lolol)

cereja disse...

Vinha a "entrar" aqui quando caíram os comentários do meu amigo/a anónimo (pst! escolhe lá um nick para te distinguires dos outros possíveis anónimos, ok?)
Tens razão, não me acho saudosista, mas nestas coisas parece-me que seria bom para os miúdos aprenderem a brincar com aquilo que arranjam.
Aliás, eles fazem mesmo isso. Não têm ouvido muitas vezes «comprei-lhe uma coisa tão gira, mas ele só quer brincar com as tampas dos tachos»
É isso. E ainda bem!

Zorro disse...

Fim-de-semana, espreitei o blog e vi que me tinhas 'escapado' um post. :D como entretanto não meteste mais nenhum, ainda vou a tempo de deixar um comentário:
Primeiro, achei giríssimo o recuperar do Mosquito. UAU!!!! é uma relíquia, Cerejinha! E se tens vários exemplares, guarda muito cuidadosamente.
Depois, a «secção do Tiotónio», até o nome tem um trocadilho inocente, também é muito interessante. e as «corridas de tampinhas» com as caricas?! Jogava-se pela beira do passeio. Impossível hoje em dia, com o perigo do trânsito e o estacionamento dos carros. Foram tempos que não voltam.

Zorro disse...

Só mais uma coisa: para ler temos de facto de clicar na imagem, porque a letra assim fica excessivamente pequena, mas vale a pena. Aconselho até a clicar-se 2 vezes para ver bem os pormenores. Como scanarizaste o recorte, nota-se tudo, o desenho, também de época, mas ainda a textura do papel, o leve amarrotado, etc...
BOA!